Social Icons

sábado, 30 de outubro de 2010

Maçã (Malus domestica) – Informações indicações benefícios

maca1

A maçã, além de saborosa, é um alimento funcional de considerado valor nutritivo. Possui poucas calorias e é fonte de fibras e substâncias antioxidantes. São inúmeros os benefícios que a fruta pode proporcionar ao seu organismo. Em média, uma maçã tem 70 kcal, quantidade excelente para um lanche ou uma sobremesa, ou até mesmo como um acompanhamento nas refeições principais.
Quem está em busca de eliminar peso é uma opção interessante, pois além do seu valor nutricional ser favorável, o fato de conter fibras aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer guloseimas.
Além disso, o tipo de fibra presente na maçã é solúvel e ajuda na formação do bolo fecal e facilita a evacuação. Por isso quem tem problemas com o intestino deve experimentar comê-la com a casca, sem se esquecer de beber água.
A presença de pectina (tipo de fibra solúvel) e o teor de potássio evitam o acúmulo de gordura na parede das artérias, prevenindo o entupimento. Melhora a circulação sanguínea e, assim, reduz o trabalho cardíaco. A pectina também auxilia na diminuição das taxas de colesterol no sangue.
A maçã contém ácido málico, que favorece a absorção da vitamina C, nutriente antioxidante. Uma pesquisa citada na revista Nature verificou que 100g da fruta fresca pode ser mais benéfica que um comprimido de vitamina C, já que os antioxidantes naturais são mais potentes que os encontrados em suplementos dietéticos.
Devido ao alto teor de água, é uma fruta hidratante, ideal para crianças que gastam bastante energia. Consuma sempre com a casca, para melhor aproveitar seus nutrientes.


Ação Terapêutica
- Atua contra a diarreia e o reumatismo;
- A fibra reduz o colesterol;
- Ajuda na digestão;
- Modera o apetite;
- Previne alergias;
- Ajuda a evitar a formação de cálculos renais;
- “Limpa” o sangue;
- Previne o câncer digestivo;
- Pode prevenir o derrame;
- Melhora a respiração;
- Retarda o envelhecimento.

Curiosidades:

A  maçã (Malus domestica)é tão antiga quanto a história da humanidade. Vem acompanhando o homem desde sua origem, com a imagem frequentemente relacionada com o proibido, o tentador, o pecado. E até hoje, a maçã permanece tentadora. Mas com uma grande diferença: agora o pecado é não comer.
A  maçã tem propriedades reguladoras únicas. Uma maçã por dia ajuda a digestão. Modera o apetite. Controla o colesterol. Previne alergias e irritações físicas. Evita a formação de cálculos. Limpa o sangue, previne o cânce digestivo, age no aquecedor médio, baço e

pulmão. Possui sabor doce-ácido, propriedades refrescantes e adstringente.

0 comentários:

Postar um comentário