Social Icons

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Acerola (Malpighia emarginata)

acerola_1  acerola_2

Detalhes Específicos
No Brasil, o cultivo de acerolas teve um forte crescimento nos últimos vinte anos, sendo hoje uma importante cultura principalmente para a economia da Região Nordeste, assim como um impulso para a agroindústria de polpa de fruta congelada. A acerola, quando madura, tem uma variação de cor que vai do vermelho ao alaranjado, sua superfície é lisa ou divida em três gomos e possui três sementes no seu interior. O sabor do fruto é levemente ácido e o perfume é semelhante ao da maçã. Possui vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo, ferro e principalmente vitamina C, que em algumas variedades, chega a ser de até 5 000 miligramas por 100 gramas de polpa. Este valor chega a ser cem vezes superior ao da laranja ou dez vezes ao da goiaba.
Combate gripes e previne debilidade, irritabilidade, fadiga e perda de apetite. Indicada para diminuir a ocorrência de doenças infecciosas e de dores musculares e articulares. Empregada contra hipovitaminose C, escorbuto, hemorragias nasais e gengivais, atua como adjuvante em tratamentos do fígado ou disenterias. Tem sido utilizada em tratamentos de afecções pulmonares em geral e, em particular, contra a tuberculose. Eficaz contra reumatismo e para acelerar processos de cicatrização de feridas. Fortalece o organismo como um todo e é eficiente no tratamento de anemia. Tem sido recomendada como ingrediente indispensável na dieta de lactentes, crianças e adolescentes, de gestantes e nutrizes e de pacientes desnutridos, convalescentes e em processo de desgaste físico.
Originárias das ilhas do Caribe, Antilhas da América Central e do Norte da América do Sul. A acerola é uma pequena do tamanho de uma Pitanga e é vermelhada. Ela é uma fruta enriquecida de vitaminas A, B1, B2 e B3 e minerais como cálcio, fósforo, ferro, magnésio e potássio.
A acerola é uma fruta do clima tropical, mas ela adapta-se bem em regiões do clima subtropical. E os solos profundos são os melhores. A fruta contém muitos nutrientes, com isso, torna-se o ciclo do cultivo mais curto e recebe menos agrotóxico.
A colheita deve ser feita a cada dois ou três dias, retirando os frutos maduros e todo o cuidado para não ter lesões no fruto.
A acerola é consumida ao natural, como sucos, sorvetes, doces, geléias e compotas. Pode ser misturado com outros sucos de frutas como, mamão, manga e laranja.
Propiedades
Propriedades Nutricionais: Muito rica em vitamina C, também é fonte de
betacaroteno, vitaminas do complexo B e dos minerais cálcio, fósforo, ferro,
magnésio e manganês.

Valor Calórico:
100 gramas de acerola fornecem 32 calorias.
Propriedades Medicinais: Ajuda a manter as defesas do corpo e, provavelmente,
reduz o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, pode diminuir a taxa de colesterol
no sangue e é boa fonte de potássio, que ajuda a regular a pressão arterial.

Fonte: www.fitoterapicos.co.cc

0 comentários:

Postar um comentário